WWW.JOTAALCIDES.COM.BR
JORNALISTA, ESCRITOR, EDITOR, ENSAISTA E ROMANCISTA

 BEM VINDO AO MUNDO DO JORNALISMO E DA LITERATURA
 

 
BIBLIOGRAFIA

MEUS LIVROS PUBLICADOSC
Foto: Jornalista e escritor Jota Alcides
01.PADRE CÍCERO – O PODER DE COMUNICAÇÃO(1990):

Estudo sobre a força carismática e comunicativa que transformou o lendário religioso do Nordeste brasileiro, “Patriarca dos Sertões”, num dos maiores fenômenos de massa do Brasil, destacando o relacionamento entre sociedade e religião. Prefácio do escritor e ministro do Tribunal de Contas da União, Marcos Vinícios Vilaça, membro da Academia Brasileira de Letras.

02.COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM DAS MASSAS(1992):

Análise e reflexão sobre as formas de comunicação humana e o papel dos modernos meios de comunicação no processo de desenvolvimento e suas influências sobre comportamentos, evoluções e transformações da sociedade brasileira. Prefácio do escritor e cientista político Vamireh Chacon, professor da Universidade de Brasília.

03.EXPLOSÃO DAS MASSAS(1993):

Síntese de um Brasil em alta tensão. Avaliação crítica do tenso e agitado período da vida política nacional entre 1990 e 1992, quando os brasileiros, chocados e indignados com a explosão de denúncias de corrupção nu núcleo central do Governo Federal, resolveram mudar o curso da história. Prefácio do escritor Gustavo Krause, ministro do Governo Fernando Henrique Cardoso.

04. PADRE CÍCERO SEGUNDO MESTRE ATHAYDE(1996):

Enfoque analítico e crítico do messianismo no Brasil, influência dos mitos nas expressões e manifestações de massas populares, a partir de uma visão acadêmica, sociológica e histórica do presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde, sobre o fenômeno Padre Cícero no Nordeste brasileiro. Prefácio do jornalista Paulo Cabral de Araújo, presidente dos Diários Associados e da Associação Nacional de Jornais.

05. PRA-8 O RADIO NO BRASIL(1997):

Estudo sobre a história da radiodifusão nacional trazendo revelações e avaliações que apontam o cientista brasileiro Roberto Landell de Moura como descobridor do rádio, precedendo Gugliemo Marconi na Itália, e defendem o tecnólogo e radioamador Augusto Pereira em Pernambuco como pioneiro da radiofonia no Brasil e na América Latina. Prefácio do jornalista Ibanor Tartaroti, presidente do Jornal do Commércio e da Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

06. O RECIFE – BERÇO BRASÍLICO(1998):
Exaltação à capital de Pernambuco como Metrópole do Nordeste, pólo regional de convergência social e desenvolvimento econômico e efervescente centro histórico, político e cultural de influência nacional, berço do sentimento de brasilidade. Prefácio do jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Imprensa e da Academia Brasileira e Letras.

07. MANCHESTER DO CARIRI(1999):

Estudo sobre a chegada da Revolução dos Campeões no Brasil com a primeira experiência de clube-empresa no interior do Norte-Nordeste, em Juazeiro do Norte(CE), orientada por gestão empresarial com ação empreendedora, motivadora e transformadora. Prefácios do publicitário e especialista em marketing em São Paulo, Armando Ferrentini, e do bicampeão mundial de futebol, Nilton Santos.

08. MARQUÊS DO RECIFE – BENEMÉRITO DA PÁTRIA(2004):

Ensaio sobre Francisco Paes Barreto, patrono e ativista da Revolução de 1817 em Pernambuco, precursora da Independência do Brasil. No movimento da Confederação do Equador, em 1824, lutou em defesa da integridade do Brasil. Vitorioso, ganhou o reconhecimento nacional. Prefácio do senador e ex-governador de Pernambuco, Marco Maciel, membro da Academia Brasileira de Letras.

09. PERNAMUCO VOCÊ É MEU(2005):

Relato e análise da história de sucesso do programa radiofônico de maior audiência no Brasil, durante 25 anos, entre os anos 1950 e 1970, inesquecível show de variedaes ao som do frevo, comandado pelo fenomenal multimídia Aldemar Paiva, no Rádio Clube de Pernambuco e no Rádio Jornal do Commércio do Recife. Prefácio do escritor e ministro do Tribunal de Contas da União, Marcos Vilaça, membro da Academia Brasileira de Letras.

10. O CRONISTA DO CARIRI(2007):

Ensaio sobre a trajetória profissional de sucesso do cronista Menezes Barbosa, com 60 anos de destacada atuação na imprensa do Ceará, sobretudo no rádio em Juazeiro do Norte, toronando-se um ícone da mídia no Vale do Cariri, comparado em dimensão regional, ao que foi mestre Austregésilo de Athayde em dimensão nacional. Prefácio do jornalista e escritor Eduardo Campos, diretor da Ceará Rádio Clube, presidente da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará.

11. JUAZEIRO – CIDADE GLORIOSA(2009):

Romance real de comovente saga de uma família nordestina atravessando os sertões, de Alagoas até Juazeiro do Norte, Capital da Nação Romeira, ao sul do Ceará. Mostra que Padre Cícero é a glória de Juazeiro do Norte no mundo e Juazeiro do Norte é a glória do Padre Cícero no Brasil e na América Latina e para milhões de brasileiros uma Cidade Gloriosa. Prefácio do escritor e historiador Geová Sobreira, presidente do Instituto Floro Bartolomeu.

align="center">
align="cen>
align="center"> align="center">
 


MENU
M Mestres em Humanismo